Críticas

Crítica do Mestre José Pagano

por Atelier Jung, sexta, 29 de outubro de 2010 às 12:20

Olá Jung, como vai voce. Olha !!. O gestualismo que envolve a sua pintura, acrescida da abstração das formas e cores, faz lembrar, o tachismo. do pintor americano Jackson Pollock. uma das maiores expressões da pintura contemporanea. Jung a sua pintura trafega por caminhos criativos da pintura abstrata gestual. tendo em vista a sua forte expressão, empaste e força. Parabéns. Jose Pagano. artista plastico. Paraibano., BRASIL. acesse: ARTESJOSEPAGANO.BLOGSPO,.COM

—————————————————————————————-

Dois lados de uma mesma moeda

Tachismo, expressionismo abstrato, abstracionismo lírico, action painting são estilos artísticos de cuja pintura de Jung podemos pinçar elementos que povoam suas criações plena de densidade e cores. No entanto, rotular sua pintura como subjugada a um desses movimentos é limitar sua concepção artística a um parâmetro que foge à natureza de seu trabalho.

Já definindo um estilo próprio pela busca de um abstracionismo em que a gestualidade preenche o espaço pictórico com pinceladas vigorosas e generosas massas de tinta, o artista cria seu campo cromático atendendo a uma significação do espírito, viajando nas derivações trazidas pelas interações de cor ou na casualidade harmônica em que convivem, lado a lado, as manchas de cores frias e quentes. Assim, a densidade do resultado sobrevém do produto de um efeito em que interagem cores, não importam quantas, ou da convivência harmônica de um casal delas.

Para chegar ao produto de sua arte, Jung não se preocupa se vai gastar 10, 20 ou 50 tubos de tinta. Em suas telas de cânhamo, de médias e grandes dimensões, os efeitos se sucedem em volumes cromáticos, como a formar fenômenos naturais entrecortados pela intervenção plástica do artista, com sensibilidade e coerência com seu estilo. Massas de tinta que se mesclam em favor do acaso criativo lembram um pouco a técnica de Iberê Camargo, sem nenhuma intenção comparativa. Jackson Pollock, Hans Hartung, Emil Nolde são alguns artistas universais cujas obras iluminadas são a fonte que leva ao caminho espiritual do abstracionismo do artista. E assim ele vai evoluindo sua arte, fortalecendo seu estilo e criando novas obras, com energia e ritmo, para nosso deleite visual.

Jung, como o homônimo famoso psicanalista, remexe no inconsciente para construir, não com palavras ou teorias científicas, mas sob forma de cores, sua complexidade artística que vem através de uma gestualidade que produz beleza pictórica e tensões visuais que alimentam o espírito dos apreciadores.

Seu gosto pela arte vem do convivio com o tio, marchand e antiquário, cujo apartamento era repleto de obras de artistas pouco conhecidos então, mas muitos dos quais reconhecidos hoje no mercado de arte. Lá, o menino observava, com um misto de encanto e curiosidade, a parede preenchida de quadros enriquecidos de cores e formas, dos mais variados estilos e influências artísticas, enquanto o tio negociava com os clientes. Com o próprio tio, já amadurecido, pessoal e profissionalmente, Jung começou a comprar quadros de sua loja e formar um grande acervo, nutrindo cada vez mais sua fome de arte e seu perfil de colecionador. Não satisfeito em reunir obras de outros artistas, o passo seguinte (natural para quem ama a arte) foi preencher o vazio de suas perturbações de espírito com telas, pincéis e tintas. E a surpresa foi perceber que o talento veio a revelar-se, complementando suas raízes de apreciador e colecionador. O advogado, Dr. Wladimyr Jung e o artista plástico, Jung são agora a mesma pessoa, com a mesma sensibilidade em letras jurídicas e artísticas. Dois lados de uma mesma moeda.

– Cláudio Ignatiuk Wanderley – Jornalista e artista plástico

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s